quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lançamento do Projeto "Diálogos para o Desenvolvimento Social em Suape"

Em Cerimônia especial, o magnífico reitor da UFPE, Prof. Anísio Brasileiro, coordenou o lançamento oficial do Projeto Diálogos para o desenvolvimento social em Suape.



Fonte: website da UFPE
Texto: Por Ana Célia de Sá

Contribuir para o desenvolvimento social da sub-região de Suape, composta pelos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, reduzindo índices relativos a problemas de saúde e violência. Este é o objetivo principal do projeto "Diálogos para o Desenvolvimento Social em Suape", realizado pela UFPE, lançado hoje (16), na Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. “Este é um projeto original que ilustra o papel social da Universidade. É um dos marcos da UFPE”, destacou o reitor Anísio Brasileiro.

A ideia do projeto "Diálogos para o Desenvolvimento Social em Suape" surgiu diante da preocupação da Refinaria com os impactos gerados a partir da sua instalação naquela região. “Qualquer empresa atual precisa ter a preocupação social e ambiental”, ressaltou o presidente da Refinaria, Marcelino Guedes.


Reitor Anísio Brasileiro: "projeto ilustra o papel social da Universidade"

De acordo com o coordenador do projeto, professor Luis Felipe Rios, a ação pretende minimizar os impactos negativos gerados pelo crescimento de Suape. “Vamos alinhar o desenvolvimento econômico ao social e movimentar todos os atores envolvidos na questão”, explicou Rios, que é vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.

A iniciativa pretende beneficiar cerca de 160 mil moradores dos dois municípios da sub-região de Suape, com foco em pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos de ambos os sexos. Fazem parte do público-alvo 3 mil profissionais atuantes em instituições de saúde, educação e serviço social, 20 mil homens trabalhadores das empresas terceirizadas e residentes na região, além de 4 mil profissionais do sexo.

AÇÕES – O plano de trabalho está organizado em ações de intervenções focadas em metodologias participativas de educação comunitária; ações de formação, capacitação e sensibilização voltadas a profissionais, grupos de homens, mulheres e jovens; levantamento e tratamento de informações sobre a realidade local. Este material irá subsidiar a elaboração de atividades e materiais informativos e comunicacionais, favorecendo também o monitoramento e a avaliação do projeto.

As ações estão divididas em sete tópicos: Ação Juvenil, Caravana da Cidadania, Mulheres e Educação para a Cidadania, Chá de Damas (atividade com profissionais do sexo), Diálogos com Homens nas Terceirizadas, Conhecer o Território e Observatório Suape. Serão desenvolvidas atividades de orientação sobre sexualidade e gravidez na adolescência, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids, enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e à violência e o combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Iniciado em dezembro de 2011 e com duração de dois anos, o projeto está organizado em um conjunto de ações de mobilização das esferas pública, privada e comunitária. As atividades estão voltadas aos diferentes atores que, direta ou indiretamente, agravam problemas do contexto da saúde e da violência.

Além da Refinaria Abreu e Lima, o projeto conta com parceria da PetroquímicaSuape, Alusa Engenharia, Consórcio CNCC, Consórcio EIT-Engevix,  Consórcio Conest, Departamento Nacional de DST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Instituto Papai e Centro das Mulheres do Cabo.

CERIMÔNIA – O lançamento contou com a presença do vice-reitor Silvio Marques; do ex-reitor da UFPE Amaro Lins; do pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco Ramos; do vice-presidente de Suape, Frederico Amâncio; do diretor corporativo da PetroquímicaSuape, Maurício Pimentel; do diretor do Suape Global, Silvio Leimig; além de representantes do governo estadual, prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, Ministério da Saúde e docentes da UFPE. Após a reunião de lançamento, os participantes visitaram as obras da Refinaria Abreu e Lima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário