Caravana da Cidadania




Objetivos: As caravanas constituem exercícios de cidadania pela via de práticas educativas e buscam promover e apoiar eventos que engajem os cidadãos como participantes dos sistemas de promoção de saúde, abordando temas relativos à saúde e à violação dos direitos humanos.


Atividades previstas:
  • Formação dos agentes sociais que atuam na comunidade: oficinas de capacitação realizadas em 40 diferentes áreas do Cabo e de Ipojuca, compostas por professores, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, membros do Conselho Tutelar e outros conselhos, assistentes sociais etc. No total, serão mobilizados cerca de 3.000 profissionais. A equipe do “Caravanas” e estes atores dialogam sobre as situações de vulnerabilidade da comunidade e aprendem a utilizar materiais  educativos. Estes materiais continuam a serem usados por eles nas suas ações cotidianas, visando potencializar o enfrentamento das vulnerabilidades, seja no plano individual ou coletivo.
  • As caravanas, propriamente ditas, realizadas a cada quinze dias. Ao final do projeto, 40 caravanas terão acontecido. Cada caravana acontece num bairro ou área da região previamente escolhido conjuntamente pelo “Diálogos” e agentes municipais. Ela se inicia com um alegre cortejo de abertura, que desperta a comunidade para dela participar. Uma tenda da cidadania é montada num local central, e funciona como um centro de discussão aberto aos moradores, ao mesmo tempo que fornece material educativo ou de prevenção sobre álcool e drogas, HIV/Aids e violência. Paralelamente, num dos equipamentos do bairro (uma escola ou um centro comunitário,por exemplo) acontece um encontro de reflexão, desenvolvido de forma lúdica com os grupos específicos de moradores. Há, ainda, as ações de rua.
  • Avaliação das ações e dos materiais utilizados pelo “Caravanas” – a cada dois meses pessoas que participaram dessas ações, sejam moradores das comunidades ou agentes municipais, se reúnem para, através de grupo focal, realizar a análise crítica das caravanas já realizadas. Isso para possibilitar a correção de pontos falhos, a mudança ou modificação dos materiais usados e o que deve ser incorporado às próximas caravanas.